Acompanhe tudo que acontece no Mês da Mulher AASP 2023
Especialistas mostram que planejamento, dedicação e perseverança fazem toda a diferença ao olhar pela janela das oportunidades.
A transição de carreira é algo comum ao longo da vida profissional. Seja em busca de novos horizontes, seja para absorver outros conhecimentos. Já a recolocação profissional geralmente ocorre por meio de jornada direcionada a uma oportunidade de trabalho, em especial a uma área ou funções nem sempre iguais ao cargo ocupado anteriormente, quase sempre em nova empresa.
O webinar, moderado por Patrícia Souza Anastácio, Conselheira da AASP, contou com relevantes contribuições da Diretora de Recursos Humanos Álexandra Làssance e da advogada especializada em Arbitragem Comercial Internacional Carolina da Rocha Morandi.
Transições de carreira pelas lentes do design
“Construir futuros desejáveis”, iniciou a Diretora de Recursos Humanos Álexandra Làssance ao abordar a amplitude da metodologia do life design, que pode ser traduzido como “construção de vida”. Segundo a especialista, trata-se de uma escolha profissional que se baseia no projeto de vida de cada pessoa.
“O design sempre foi um instrumento muito focado para produtos e serviços e atualmente conseguimos olhá-lo dentro de uma estrutura de como iremos trabalhar a nossa carreira, o nosso futuro e como desenhá-lo”, afirmou.
Para Làssance, fazer design é pensar em soluções simples, trabalhar com as realidades possíveis executando ações para criar os futuros a partir de interações com o contexto, enquanto life design é entendido como uma série de projetos. “A metodologia coloca o próprio cliente como autor e o Design thinking como instrumento para a autoexploração e as construção de futuro”, concluiu.
Recalculando a rota: os desafios de seguir um novo caminho na carreira jurídica
“Não desenhe uma carreira linear”, diz a Advogada Carolina Morandi ao contextualizar o possível desgaste ao ter uma carreira totalmente desenhada caso ocorram imprevistos no meio do caminho que tornem necessário um ajuste de rota, e cita trecho do livro “O menino, a Toupeira, a Raposa e o Caval” em sua fala:
“Um menino e um cavalo estão na floresta e o menino diz ao cavalo:
– Eu não enxergo uma saída.
E o cavalo diz:
– Você consegue enxergar seu próximo passo?
O menino diz:
– Sim
E o cavalo diz:
– Então faça apenas isso.”
“Temos o hábito de vivenciar o futuro, focando todo o trajeto de uma jornada e o quanto ela nos sobrecarrega. E a resposta está justamente no próximo passo que a gente dá”, diz Morandi, que trouxe dicas fundamentais de como recalcular essa rota de uma forma positiva e sadia.
Perdeu algum momento ou deseja rever as exposições? Em breve, toda a programação do Mês da Mulher AASP estará disponível na AASPFlix.
A AASP
Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.